•  

    O vosso sucesso é o nosso

    orgulho!

  •  

    Obtenha os resultados

    desejados

  • "Educação nunca foi despesa,

    sempre foi investimento com retorno

    garantido!"

    Arthur Lewis

  • Não te deixes cegar pela

    dúvida

Dia Internacional da Língua Materna

Celebra-se hoje, dia 21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna. Este dia foi proclamado pela conferência Geral da Unesco, em novembro de 1999, com o intuito de proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e, simultaneamente, promover a diversidade cultural e o plurilinguismo.

dilm

A diversidade linguística é a nossa herança comum. No entanto, revela-se uma herança frágil. Mais de metade das quase seis mil línguas existentes no mundo corre o risco de desaparecer no final do século. Este aspeto é preocupante, sendo que a perda de línguas empobrece a humanidade. Assim sendo, a vitalidade das línguas está dependente de todos aqueles que as falam e que se unem para as proteger. As línguas são quem nós somos e ao protege-las estamos a proteger-nos a nós próprios.

Cada língua transmite uma herança cultural que aumenta a nossa diversidade criativa. Esta diversidade cultural é tão importante como a diversidade biológica na natureza. Ambas estão intimamente ligadas. "Algumas línguas de povos indígenas carregam consigo conhecimentos sobre biodiversidade e gestão de ecossistemas. Este potencial linguístico é uma vantagem importante para o desenvolvimento sustentável e merece ser partilhado (Bokova, 2012).

Nelson Mandela mencionou um dia que "se falares com um homem numa língua que ele entenda, a informação vai para a sua cabeça. Se falares com ele na sua própria língua, a informação vai para o seu coração". A língua é indiscutivelmente uma das características mais importantes da identidade e cultura de um povo. Ela define a nossa identidade enquanto povo. A nossa língua materna, a Língua Portuguesa, é o 6º idioma mais falado no mundo. Mais de 235 milhões de pessoas falam Português, pois o nosso idioma é a língua oficial de 8 países: Angola, Brasil, Cabo verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Em Portugal, para além da Língua Portuguesa, ainda existem mais duas línguas oficiais: o Mirandês e a Língua Gestual Portuguesa. As línguas de Portugal, como as restantes línguas do mundo merecem ser respeitadas e protegidas, porque a língua é sem dúvida a alma de um povo.

 

*Bokova, Irina (2012). Dia Internacional da Língua Materna, 21 de Fevereiro: UNESCO defende multilinguismo para uma educação inclusiva.

Disponível em http://www.unric.org/pt/actualidade/30793-dia-internacional-da-lingua-materna-21-de-fevereiro-unesco-defende-multilinguismo-para-uma-educacao-inclusiva

[Consultado em 13-02-2014].

Localização

  • Parque Tecnológico de Óbidos
    2510-216 Óbidos

Contacto

Horário de funcionamento

Seg-Sex 11:30 - 19:30

Siga-nos